PÁGINAS

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CMS discute saúde bucal, prestação de contas e pré-conferência

Os conselheiros de saúde participaram da reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na quarta-feira, 30/10, em Manhuaçu. Os temas abordados foram o atendimento do setor de saúde bucal do município, apresentação do relatório quadrimestral (prestação de contas) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pré-conferências municipais de saúde.

Saúde Bucal do Município

O coordenador do Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dr. Keller Filgueiras, apresentou os números de atendimentos prestados no município pelas equipes de saúde bucal já implantadas nas unidades de saúde e na sede de Secretaria. Conforme Filgueiras, a meta é abrir novas equipes de saúde bucal nas unidades de saúde para desafogar o atendimento prestado nos consultórios localizados na Secretaria, onde o atendimento passará a ser por demanda programada, ou seja, os pacientes serão atendidos nas unidades de saúde (locais que possuem dentistas) e, quando necessário,  encaminhados para o setor. Atualmente o município conta com consultórios odontológicos nos distritos de Sacramento, São Pedro do Avaí, Ponte do Silva e nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Petrina. Estão sendo implantados consultórios no distrito de Vilanova e no bairro Ponte da Aldeia. Para 2014, a meta é contar com mais 4 consultórios odontológicos. Keller Filgueiras apresentou também o protocolo de atendimento do setor de odontologia, ainda em fase de implantação. O documento passará pela plenária do CMS antes de ser implantado definitivamente.

Prestação de contas

O secretário de Saúde de Manhuaçu, Dr. Gullivert de Oliveira, apresentou o relatório quadrimestral das contas da Secretaria no período de maio a agosto. O relatório apresentado destacou os procedimentos de cada setor de forma resumida. O CMS solicitou o encaminhamento do documento com informações mais detalhadas para análise de suas comissões e assim, ser colocado em votação posteriormente.

Pré-conferências de saúde

A Secretária Elisabeth Marçal informou as datas das pré-conferências de saúde, antecedendo a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu, programada para o dia 30 de novembro, na AABB. Primeiramente será realizada a pré-conferência da área rural e mista no dia 09 de novembro, a partir de 13:00, na Câmara de Vereadores. No dia 23 de novembro é a vez da pré-conferência urbana, marcada para o mesmo horário e local. Marçal ainda destacou a proposição de Projeto de Lei que dispõe sobre a reestruturação e atribuições do Conselho Municipal de Saúde, além de informar que será colocado em votação o regimento interno da Conferência de Saúde, na próxima reunião do CMS, agendada para quarta-feira, 6 de novembro, às 19:00, no auditório do CAPS II, bairro Todos os Santos.

Exame autorizado

Os conselheiros de saúde aprovaram a realização de um exame de angioressonância da aorta para pessoa, comprovadamente, sem condições de arcar com a referida despesa, já que o procedimento não é fornecido pelo SUS.

Unidades de saúde sem telefone

Desde a mudança de endereço da unidade de saúde de Vilanova, o telefone fixo está sem funcionar. Os funcionários estão utilizando aparelhos pessoais para resolver os assuntos da unidade. Pediu-se para que a Secretaria de Saúde cobre uma resolução do problema junto à empresa responsável. Na unidade da Petrina a situação é semelhante.

Protetor solar para ACE

Também foi cobrada a aquisição de protetor solar para uso dos agentes de combate a endemias (ACE), uma vez que a atividade exercida por eles é sob o sol, causador de doenças como o câncer de pele.

Falta de médico em São Pedro do Avaí

Houve reclamação da falta de médico na unidade de saúde de São Pedro do Avaí. O conselheiro Jadir disse que a falta de médico tem causado transtorno e cobrou a contratação de um novo profissional por parte da Secretaria, citando inclusive, que outros municípios estão pagando mais aos médicos. Luiz Nascimento