PÁGINAS

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DENGUE IMPEDE REALIZAÇÃO DO CARNAVAL EM IPANEMA

O município de Ipanema cancelou a tradicional festa de Carnaval “Ipafolia” como medida para combater a epidemia de Dengue que se alastra desde o final do ano passado. Nos primeiros dias de 2013, foram 372 notificações e o Índice de Infestação Predial chegou a 2,89% quando o valor máximo de referência admitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 1%.
Para Rodrigo Soares, coordenador de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, os números podem ser ainda maiores. “Considerando que algumas pessoas preferem tratar os sintomas em casa, sem procurar o Centro de Saúde, ficamos impossibilitados de obter dados ainda mais precisos”, declarou.
De acordo com o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, cancelar o evento foi uma atitude emergencial para não colocar os turistas em perigo.
“Todos os anos não medimos esforços para realizar esse evento com a maior qualidade possível. Ipanema recebe cerca de 7 mil turistas nessa época do ano, seria uma irresponsabilidade da Prefeitura Municipal expor esses visitantes a epidemia e correrem, o risco de voltarem para seus municípios infectados pelo vírus”, explica.

Ações contra a Dengue

Além de contar com o apoio da população, pois em 90% dos casos, o foco do mosquito Aedes aegypti está dentro das residências, o município, através da Secretaria Municipal de Saúde e outras pastas municipais, tem realizado inúmeras ações para prevenir a proliferação dos mosquitos.
Uma equipe de força tarefa do Governo do Estado chega nesta quarta-feira (23) para reforçar a limpeza das áreas de risco.
Uma ação foi a troca de materiais que podem servir de foco para a proliferação do mosquito realizada em parceria com o Governo de Minas. O Dengue Móvel esteve na cidade nos dias 10 e 11 de janeiro, recolhendo cerca de 3000 latinhas, 350 pneus e 1500 pets que foram trocados por material escolar.
Outras ações como a mobilização de todos os agentes de saúde municipais dos Postos de Saúde da Família para atuarem em mutirões de limpeza, com o apoio da Secretaria de Transporte e Urbanismo que disponibilizou funcionários e veículos para ajudar no recolhimento dos materiais que podem acumular água.

O Secretário Municipal de Saúde, Márcio Rocha Damasceno, declarou que a secretaria tem realizado muitas ações, e tem realizado limpezas em áreas que não são de responsabilidade da prefeitura. “A Secretaria de Saúde recebeu o apoio do Ministério Público para facilitar a entrada de agentes em residências em que os moradores não estavam colaborando com a equipe de limpeza”, declarou.

Ações de panfletagem pelas ruas e adesivação de carros são realizadas rotineiramente.
O Pronto Atendimento Municipal (PAM) teve a equipe de atendimento reforçada. Em todas as unidades de saúde, médicos e enfermeiros estão preparados para atender os possíveis casos e a coleta de sorologia é realizada diariamente.
A equipe de vigilância epidemiológica também teve um reforço de profissionais para melhorar as ações de combate aos possíveis focos e ao mosquito.

Carro fumacê

O combate intensivo ao mosquito da Dengue em Ipanema conta também, desde o início de janeiro, com o carro fumacê, para eliminar os mosquitos transmissores da Dengue na fase adulta.

O carro circula pelas ruas da cidade de 5h às 8h da manhã e das 17h às 21h.

Rayssa Carvalho (retirado de Manhuaçu.com)