PÁGINAS

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


MANHUAÇU: CAMPANHA DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Foram registrados 13 casos suspeitos da doença em 2013

A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu realizou entre os dias 02 e 04/01, mais um Levantamento de Infestação Rápido de Aedes aegypti (LIRAa). O monitoramento é realizado para se levantar a situação do inseto transmissor da dengue. Em relação a 2012, quando fora realizado o levantamento, em outubro, o município registrava um baixo índice de infestação. Atualmente com índice de 1,4%, devido à chuva e ao calor mais intenso do verão, houve um aumento considerável que liga o sinal de alerta da Secretaria de Saúde. 13 casos suspeitos de dengue foram notificados em 2013. Todos são importados, ou seja, pessoas que viajaram para regiões com surto de dengue e retornaram doentes. Dos 13 casos suspeitos, 4 foram confirmados positivos.

ONDE FORAM ENCONTRADOS FOCOS DO AEDES

O resultado de 1,4% do LIRAa, classificação de médio risco conforme o Ministério da Saúde, gera maior preocupação por parte da Secretaria de Saúde com os locais dos focos positivos, ou seja: bairros Bom Pastor, Alfa Sul, Ponte da Aldeia, São Vicente, Santana, Santa Terezinha e São Jorge. Os criadouros predominantes continuam sendo materiais inservíveis (lixo), depósitos móveis (vasos de plantas) e depósitos fixos (ralos, lajes, calhas). Em conversa com o Jornal Tribuna do Leste, o secretário de saúde Dr. Gullivert Oliveira, informou que todas as providências de combate ao mosquito estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde.  O secretário alerta para a necessidade de todos os moradores de Manhuaçu assumirem sua parte no combate ao mosquito, evitando deixar água parada. Ele informou ainda que o prefeito Nailton Heringer está ciente da situação e tem dado total apoio à Secretaria de Saúde.

PREOCUPAÇÃO COM A CHUVA

Para Emilce Estanislau, coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, o período quente e chuvoso favorecem a proliferação do mosquito vetor da doença e a população tem de tomar cuidado com os locais que possam acumular água evitando assim maior infestação e a possível disseminação da doença.

BLOQUEIO DA DOENÇA EM MANHUAÇU

A Secretaria de Saúde está preocupada com a situação de algumas cidades da região. Em Ipanema e em municípios do Vale do Aço e do litoral capixaba de onde tem chegado pessoas manifestando os sintomas da doença são muitos os casos confirmados até agora. Para barrar a doença na cidade, já neste início do ano estão sendo feitos vários bloqueios de casos suspeitos com a aplicação de inseticida em sistema de UBV leve nos bairros Bom Pastor, Catuaí, Alfa Sul e Santa Terezinha. Emilce Estanislau reforça que mais uma vez é necessário a ação de todos, poder público e sociedade, para se conter o avanço da doença e o município não sofrer com um surto.

CUIDADOS DE SEMPRE

Evitar o acúmulo de água, em especial nas lajes, calhas, garrafas, pneus, tampas de garrafa, casca de ovo, plásticos em geral e lixo. Não esquecer das tampas das caixas d’água e colocação de telas, se for necessário para uma melhor vedação. Também é importante fazer o tratamento da água das piscinas residenciais. “Se houver muito mosquito em sua casa mais cuidado ainda, pois nas proximidades pode haver um criadouro, ou seja, água parada”, alerta Emilce Estanislau, coordenadora. Mais informações e denúncias: (33) 3332 3580.

Luiz Nascimento