PÁGINAS

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EDUCATIVO

VACINAÇÃO CONTRA HPV PARA PRÉ-ADOLESCENTES

A partir de 2014, meninas de 10 e 11 anos serão vacinadas contra quatro variáveis do papilomavírus (HPV), responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. A vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS. No Brasil, a cada ano, 685,4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do HPV. Em todo país, a meta é vacinar 80% do público-alvo, estimado em 3,3 milhões. Serão investidos R$ 360,7 milhões na aquisição de 12 milhões de doses, informou o portal de notícias G1 (2/7).

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16 ou 18  por ambos.

A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), conforme noticiou o Blog da Saúde (2/7). Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por causa do câncer de útero. A vacina para prevenção da doença tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. A imunização contra o HPV será feita em três doses, aplicadas com autorização dos pais ou responsáveis das pré-adolescentes.


Informações Revista Radis