CIGARROS: PUBLICIDADE PROIBIDA, BENEFÍCIO À SAÚDE
O relatório Epidemia
Global de Tabaco em 2013, lançado pela Organização Mundial da Saúde apontou que
o número de pessoas beneficiadas com a proibição de publicidade, promoção e
patrocínio de empresas de cigarro aumentou em quase 400 milhões desde 2003,
totalizando 2,3 bilhões, hoje. O documento mostra que uma em cada três pessoas
está agora coberta por pelo menos uma medida que limita o consumo de tabaco. No
entanto, para atingir a meta de 30% de redução do uso de cigarros até 2025,
mais países devem implementar programas de controle, informou o site das Nações
Unidas.
O tabaco é a
principal causa mundial de mortes que poderiam ser evitadas e mata 6 milhões de
pessoas por ano. A estimativa é de que esse número será de 8 milhões até 2030.
De acordo com o relatório, 24 países — com população total de 694 milhões de
pessoas — já introduziram proibições completas e mais de cem estão perto da
proibição total. No entanto, 67 países ainda não estabeleceram qualquer tipo de
proibição da atividade publicitária para a indústria do tabaco.
Informações
Revista Radis