PÁGINAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

51 casos suspeitos de febre amarela silvestre na microrregião de Caratinga

Secretário de Saúde de Caratinga, Dr. Giovanni Corrêa
A Febre Amarela pode ter feito mais duas vítimas na microrregião de Caratinga. Romildo Afonso da Silva, de 38 anos, foi sepultado nesta segunda-feira (09) em Piedade de Caratinga. O morador do Córrego dos Manducas, em Imbé de Minas, estava internado no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. De acordo com laudo do IML de Ipatinga, Romildo pode ser mais uma vítima da Febre Amarela Silvestre.

Na manhã do mesmo dia, João Alexandre de Oliveira, de 51 anos, que estava internado desde domingo, no Pronto Atendimento Microrregional, veio a óbito. Ele residia no Córrego da Lajinha, zona rural de Ubaporanga, e morreu com sintomas da doença.

A Secretaria de Saúde de Caratinga já investiga o surto localizado de Febre Amarela Silvestre na microrregião e nesta segunda-feira (09) o secretário de Saúde, Dr. Giovanni Corrêa, atualizou as informações. De acordo com ele, subiu para 51 o número de notificações.

Os primeiros resultados das análises de amostras de pacientes suspeitos já foram liberados pela Fundação Ezequiel Dias. Metade das amostras enviadas são prováveis de confirmação para Febre Amarela Silvestre.

O secretário disse que os casos continuam ocorrendo em regiões próximas a matas, especialmente em Piedade de Caratinga, Imbé de Minas (na região perto de Piedade) e Ubaporanga.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da Febre Amarela Silvestre são: febre, dores pelo corpo, náuseas e vômitos. Nos casos mais graves há evolução para hemorragia e insuficiência hepática e renal. De acordo com Dr. Giovanni, há pessoas internadas em Caratinga e no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

O secretário fez questão de afirmar que a população não precisa entrar em pânico e nem se desesperar para vacinar. Além da prioridade ser dada para quem mora na zona rural, o Ministério da Saúde não deixará faltar vacina para todos que precisarem.

O Ministério da Saúde notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última sexta-feira (6), sobre 12 casos e cinco óbitos suspeitos de febre amarela, em seis municípios de Minas Gerais.


Informações Rádio Cidade, Caratinga