PÁGINAS

sexta-feira, 8 de março de 2013


CMS PARTICIPA DO 3º ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS

Elisabeth (CMS), Geraldo (CES), Francisco (SES) e Nelson (CMS)
Nelson (CMS, Dr. Antônio (SES) e Geraldo (CES)
Manhuaçu se fez presente no 3º Encontro Estadual de Saúde, em Belo Horizonte, entre os dias 26 a 28/02. O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Nelson de Abreu e a secretária Elisabeth Marçal, participaram do evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG). O encontro é promovido a cada quatro anos, sempre no início das novas gestões municipais, e tem como objetivo apresentar aos novos gestores, técnicos e secretários municipais os programas e políticas públicas de saúde do Estado.

Abertura

A solenidade de abertura contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), Geraldo Heleno, do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Mauro Junqueira, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e deputado estadual Dinis Pinheiro, entre outras autoridades.

Investimentos no Estado

Na oportunidade, o Governador Antônio Augusto Anastasia, anunciou a aplicação de R$ 735,2 milhões pelo Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp) para este ano. Ainda assinou despacho governamental determinando que a SES-MG tenha, por prioridade, a execução do Pro-Hosp 2013. “O ProHosp é um programa muito bem-sucedido, que está comemorando dez anos de êxito e conseguiu mudar muito a estrutura de hospitais no interior do Estado. São 140 hospitais atendidos pelo Pro-Hosp e isso pôde diminuir o grande peso sobre os hospitais de Belo Horizonte”, disse Anastasia. Já o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, enalteceu a iniciativa. "O evento é uma oportunidade para que possamos apresentar para os novos gestores e secretários municipais de saúde as ações e as políticas públicas do Governo de Minas. Além disso, é uma ótima oportunidade para a troca de experiências exitosas e a possibilidade de conhecer mais de perto os programas e ações que já estão em prática no Estado". O presidente do CMS, Nelson de Abreu, afirmou ser muito importante para os conselheiros de saúde eventos desta natureza, pois é através deles que se passa a ter conhecimento das metas e investimentos do Estado na saúde pública, o que deve ser fiscalizado com rigor pelos conselheiros.

Luiz Nascimento (Informações Canal Minas Saúde)