PÁGINAS

quinta-feira, 28 de março de 2013

MAIS PESSOAS DEIXAM DE FUMAR EM MANHUAÇU

Bairro São Vicente

Manhuaçu concluiu na unidade de saúde do bairro São Vicente, a etapa de acompanhamento de mais um grupo do programa Controle do Tabagismo, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ministrado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do programa é ofertar tratamento aos usuários do tabaco que se interessem em parar de fumar.

8 PESSOAS DEIXARAM DE FUMAR

O grupo acompanhado na unidade de saúde do bairro São Vicente foi o primeiro daquela ESF (Equipe de Saúde da Família). As reuniões começaram em outubro de 2012 com 17 participantes, tendo se encerrado no dia 20 de março, com a formatura de 8 participantes que durante 6 meses se esforçaram e conseguiram parar de fumar. Alguns dos participantes, embora não tenham parado de fumar, diminuíram a quantidade de cigarros consumidos.

TRABALHO EM EQUIPE

A equipe responsável pelo programa Controle do Tabagismo que atuou na ESF São Vicente contou com a assistente social do NASF, Elaine Amorim da Mata e da enfermeira Berenice Oliveira Lacerda, da ESF local. Houve também a participação do médico Tiago Heringer, responsável pela unidade de saúde quando se iniciou o programa. Posteriormente, o acompanhamento e o suporte médico estiveram sob a responsabilidade da médica Isabela Brito Panizza, além do apoio de todos os profissionais da equipe da ESF e NASF que torceram pelo resultado positivo dessa iniciativa.

QUER PARAR DE FUMAR?

Vale ressaltar que o programa tem se ampliado e aqueles que  se interessarem devem procurar a unidade de saúde da família do bairro onde mora para cadastramento. O programa tem duração de 6 meses com acompanhamento de grupos operativos e atendimentos médicos.  A equipe deseja parabenizar cada usuário que enfrentou e venceu o desafio de parar de fumar e que a partir de agora tem mais qualidade de vida, sendo mais um exemplo de determinação e força. 

Com informações de Elaine Amorim (NASF)