PÁGINAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

CONSELHO DE SAÚDE ELEGERÁ NOVA MESA DIRETORA NO DIA 10 DE ABRIL

SMS informa primeira morte por dengue em Manhuaçu


Será na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), agendada para 10 de abril, a eleição da nova mesa diretora do Conselho. O processo será organizado pelo Setor de Apoio ao Conselho através de suas comissões neste período que antecede o pleito. Este foi um dos assuntos da reunião do CMS na quarta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Outro destaque importante foi a participação da coordenadora de Vigilância em Saúde, Emilce Estanislau, confirmando a primeira morte por complicações de dengue em Manhuaçu. A morte ocorreu no sábado, dia 09. A vítima, uma pessoa idosa de 85 anos já apresentava um quadro de saúde debilitado e acabou não resistindo. A SMS informou que foi prestado todo atendimento ao paciente internado no Hospital César Leite. Não foram constatadas outras pessoas doentes na família. Conforme Emilce Estanislau, equipes da SMS estiveram no bairro onde morava a vítima e realizaram os serviços necessários para eliminação de focos do mosquito. No dia 13, Manhuaçu possuía 608 casos suspeitos de dengue com a confirmação oficial de 94 positivos. Os conselheiros foram conclamados a conscientizarem a população em suas comunidades para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Para isso é preciso acabar com toda e qualquer água parada, pois é nela que o inseto põe os ovos.  A SMS continua desenvolvendo todas as ações possíveis de combate ao mosquito e precisa do apoio da população, afirmou o secretário de Saúde, Dr. Gullivert de Oliveira. “É preciso mais mobilização das pessoas, pois 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas”, reforçou o secretário.


IMPLANTAÇÃO DE NOVAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que está em processo de implantação de mais duas equipes de saúde bucal, a funcionar nas unidades de saúde da Petrina e Nossa Senhora Aparecida, que já possuem locais específicos para os consultórios. De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Gullivert de Oliveira, já foi dado início ao processo licitatório. Ainda sobre atendimento odontológico, cobrou-se a reativação do atendimento em Sacramento. A SMS informou que o problema será solucionado. Pediu-se ainda que novos imóveis a serem alugados pela SMS possuam espaço para o funcionamento de novas equipes de saúde bucal.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE MUDA DE ENDEREÇO

Rua Mellin Abi-ackel, subida para o SUS, após a Escola Maria De Lucca Pinto Coelho. Este é o novo endereço do Setor de Vigilância em Saúde de Manhuaçu. No local funcionam as Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica que integram a Diretoria de Saúde Municipal. Os telefones continuam os mesmos: 3332 3534, 3332 3549, 3332 3580.

MAIS UMA EQUIPE DO NASF

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou proposta de implantação de mais uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde Família (NASF). O CMS solicitou uma prestação de contas dos resultados dos serviços prestados desde a implantação do NASF no município e informou que a comissão de fiscalização passará a acompanhar mais de perto o trabalho do Núcleo junto às unidades de saúde. Para o secretário de Saúde, Dr. Gullivert de Oliveira, a implantação de mais equipe de NASF contribuirá para a qualidade de vida da população, embora os resultados sejam notados a médio e longo prazo.

MAIS FISIOTERAPEUTAS

O secretário Dr. Gullivert de Oliveira solicitou autorização ao Conselho de Saúde para contratação de mais fisioterapeutas para o Serviço de Fisioterapia do SUS que funciona na Secretaria de Saúde. Conforme relatório apresentado pelo setor, a demanda é alta e o número de profissionais e aparelhos é considerado insuficiente. Uma das ideias da atual gestão é estender o horário de atendimento do serviço para três turnos. Atualmente, o funcionamento é de 11:00 às 19:00, com uma fila de espera que pode chegar a 1 ano dependendo do caso.

FALTA DE MÉDICOS

Conselheiros cobraram da Secretaria de Saúde a contratação de médicos. O pedido partiu dos representantes do bairro Engenho da Serra e do distrito de Sacramento, onde também existe lixo hospitalar acumulado desde o final do ano passado. Em resposta o secretário Dr. Gullivert de Oliveira, disse que a SMS tem trabalhado para resolver a situação da falta de médicos, entretanto, faltam profissionais interessados em trabalhar nas unidades de saúde. Uma medida emergencial tem sido deslocar médicos de uma unidade para outra, o que minimiza um pouco o problema, embora não seja a solução. Quanto ao lixo hospitalar o secretário informou que estuda uma forma legal e eficaz para fazer o recolhimento e dar uma destinação final ao lixo, uma vez que o material não pode ser descartado no lixão de Manhuaçu e nem ser recolhido pelo SAMAL.

RECOLHIMENTO DE ANIMAL DOENTE

Uma solicitação de recolhimento de um cachorro doente no distrito de Ponte do Silva foi feita na reunião do Conselho. De acordo com o denunciante, a Vigilância tem conhecimento do fato, mas ainda não conseguiu resolver o problema, pois há resistência da proprietária do animal em autorizar o recolhimento do mesmo. Há risco de contaminação, pois o animal tem contato com as pessoas da casa.

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

Conselheiros de saúde voltaram a falar sobre a fiscalização de obras realizadas pela Secretaria de Saúde. Foi solicitado à Comissão de Fiscalização que verifique o quanto antes a construção da nova farmácia do SUS (anexo ao CAPS AD) e peçam a presença de um engenheiro, pois, aparentemente existem irregularidades. Também foi questionado o gasto da Secretaria de Saúde com pagamentos de aditivos à empresas contratadas. O presidente Nelson de Abreu disse que praticamente em todas as construções se paga o aditivo de 25% do preço licitado, valor este que deve ser acrescido somente quando houver mudanças na obra.

Luiz Nascimento