PÁGINAS

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Conselheiro questiona prefeito na reunião da Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Manhuaçu realizou sessão legislativa noturna, na quinta-feira, 20/02, com expressiva participação de cidadãos no plenário.  Em pauta, a apreciação de sete Projetos de Lei, além de Requerimentos, Moções e Indicações dos vereadores. Sob a presidência de Maurício de Oliveira Júnior, a reunião teve início às 18h, com pronunciamentos relacionados ao Plano de Saneamento Básico do Município e o Plano de Cargos e Salários da Prefeitura, além de denúncias por parte de membros do Conselho Municipal de Saúde quanto a irregularidades no setor.

Logo na abertura, houve o pronunciamento de Patrícia Sad, sobre o Plano de Saneamento Básico do Município.

Em seguida, Jaime Rodrigues Ferreira, Presidente do Sintram (Sind. Dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal), explanou sobre o recente reajuste salarial aos servidores da Educação e questão salarial dos servidores de outros setores da Administração.

O Presidente do Conselho M. de Saúde, Nelson Jacob de Abreu, relatou sua indignação com as recentes medidas tomadas pela Prefeitura, relacionadas à centralização da gestão dos recursos da Saúde junto à Administração Municipal. Neste contexto, Nelson convidou o 1º Secretário da entidade, Dr. Paulo César de Oliveira, que ressaltou as dificuldades decorrentes desta mudança e os prejuízos para a população. Também foram listadas pelo conselheiro situações graves relacionadas a frota do setor de Saúde. “O Fundo Municipal de Saúde foi concebido como unidade orçamentária e gestora dos recursos de Saúde do SUS. Evidenciamos que a gestão descentralizada tem permitido transparência e agilidade administrativa. [...]  O Conselho Municipal de Saúde repudia a ação do Prefeito Nailton Cotrim Heringer no que diz respeito à descida dos setores de compras, licitação e tesouraria das dependências da Sec. M. de Saúde, bem como promover a alteração e a destituição da capacidade gestora do Fundo M. de Saúde, que sempre funcionou de forma transparente, acompanhada pela fiscalização do Cons. Mun. de Saúde, de acordo com a Lei nº 8080/90, que dá autonomia ao município para criar contas especiais para o depósito de recursos destinados ao SUS, com CNPJ próprio. E a Lei Municipal de nº 1945/2005, que dá autonomia ao Secretário M. de Saúde a gerir ao Fundo Municipal de Saúde. [...] O conselho, que se consolidou por sua presença atuante e sempre respeitado como órgão deliberativo, não foi consultado ou informado sobre a mudança promovida pela Administração Municipal. O conselho foi negligenciado e subestimado em seu papel de órgão co-gestor do SUS e fiscalizador. [...] Foi um ato desonesto da Prefeitura com o Conselho. [...] Qual o interesse do Prefeito em trazer os recursos do Fundo Municipal de Saúde para a Administração Municipal? Como se saberá o que foi feito com recursos do fundo e com os da Administração?”, questionou Paulo.

O Conselheiro apresentou ainda denúncias de situações irregulares no setor de frota da Saúde. Segundo ele, são dezessete veículos danificados, sem condição de uso, o que ocasiona aluguel de van para viagem a Belo Horizonte, ao valor médio de mil reais, cada uma.

Não há ambulâncias do município em circulação. Outro ponto, é que o Conselho havia autorizado a compra de nove veículos novos, equipados com ar condicionado e direção hidráulica. Os mesmos foram recebidos pela Prefeitura, sem estes itens, e, atualmente, estes carros estariam sendo adaptados com estes acessórios. A Câmara se prontificou a apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis para a situação.

O Presidente Maurício Júnior anunciou que encaminhará Requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre todos os empenhos pagos na Secretaria de Saúde, reivindicando cópias de empenhos e notas fiscais do setor, no período correspondente a estes primeiros meses de 2014.  O Vereador Gilson César da Costa (Gilsinho) manifestou sua intenção de também assinar o documento, o que foi prontamente aceito pela Presidência.


Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Manhuaçu