PÁGINAS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vereadores aprovam Projeto de Lei para combate à dengue

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, 27/02, a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou o Projeto de Lei nº 09/2014, de autoria do Executivo e solicitado pelos Vereadores, autorizando a contratação temporária de pessoal para atividades de combate à dengue. 

Prioridade

Considerada um dos principais problemas de saúde pública da atualidade, a dengue tem sido assunto frequente na pauta do plenário. Em Dezembro de 2013, durante o encontro com o Prefeito Nailton Heringer, no Gabinete do Paço Municipal, os vereadores propuseram a formação de força-tarefa para atuar em diversos pontos do município, eliminando focos de proliferação do mosquito transmissor da doença. 

O Executivo elaborou e encaminhou o referido Projeto de Lei à Casa Legislativa, e, o mesmo foi imediatamente aprovado por todos os vereadores. No entanto, a Prefeitura não procedeu com a formação de equipe para o combate a dengue, nestes dois primeiros meses de 2014.

Na sessão extraordinária desta quinta-feira, o novo Projeto de Lei enviado pelo Executivo relacionado a estas contratações foi colocado em votação no plenário e devidamente aprovado por todos os vereadores. 

De acordo com o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda, que vem cobrando constantemente providências do Executivo Municipal quanto a realização de ações preventivas à dengue, a Câmara mais uma vez cumpriu sua parte e espera que a Prefeitura tome atitudes imediatas para se evitar uma epidemia da doença na cidade.

De acordo com o Projeto aprovado, “Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a contratar temporariamente, em caráter emergencial e por excepcional interesse público, 93 pessoas, para atuação em atividades de mutirão de combate a dengue. [...] O prazo de duração dos contatos será de sessenta dias. [...] As contratações de que tratam esta Lei, independente da data da assinatura e vigência dos contratos, deverá expirar até 30 de Maio de 2014”.

Dentre as ações a serem desenvolvidas no combate a dengue, o pessoal a ser contratado deverá proceder com limpeza especial de estabelecimentos de ensino, prédios públicos e lotes vagos, bem como a remoção de entulhos, materiais acumulados, pneus, vasilhames e quaisquer matérias abandonados capazes de possibilitar a reprodução do mosquito hospedeiro, além de realizar reforma de escolas e creches municipais, postos de saúde e calçamentos, necessários ao atendimento do serviço público. Deverão ser contratados 60 agentes de serviços públicos, 02 engenheiros, 04 oficiais de obras II e calceteiros, 19 oficiais de obras, 01 soldador, 04 operadores de máquinas pesadas e 03 motoristas.

Informações: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Manhuaçu