PÁGINAS

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Termina hoje a campanha de vacinação contra a gripe

Termina na sexta-feira, 20/05, a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. Realizada pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e a Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenação da Atenção Básica, a campanha tem a parceria do Ministério da Saúde e a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações.

No total 26 postos, que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde e sedes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, aplicam doses da vacina desde o início da campanha, aberta em todo o país com o dia “D”, realizado em 30 de abril. O horário de funcionamento é de 08h da manhã às cinco da tarde.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, a meta é vacinar 80% da população alvo, que em Minas Gerais chega a 3 milhões e 800 mil pessoas. Esta semana a DRS em Manhumirim encaminhou mais um lote de vacinas para o encerramento da campanha.

Público alvo

O público alvo desta campanha são as pessoas com 60 anos ou mais e ainda as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde; povos indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.

Também devem ser vacinados os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Complicações

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

A vacinação é a principal intervenção preventiva para este agravo. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu