A Sociedade
Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) lançou a campanha Bicicleta
Segura, que ocorrerá em todo o país nos meses de novembro e dezembro. O
objetivo é reduzir os acidentes envolvendo bicicletas, principalmente nas
grandes cidades, e conscientizar a população para a importância de valorizar a
vida com um trânsito mais humano.
A ação Bicicleta
Segura envolverá a distribuição de folhetos educativos em semáforos e locais de
grande circulação de pessoas nas principais cidades. O conteúdo de toda a
campanha destaca a importância dos itens de segurança, como a utilização de
capacetes, cotoveleiras e joelheiras, e que o ciclista precisa respeitar as
leis e os regulamentos, como sinalizar ao mudar de direção, não andar na
contramão e jamais utilizar as calçadas.
“O ciclista deve
estar consciente, andar protegido, respeitar as regras e evitar andar nas
calçadas. O ciclista pode ser vítima ou causador de um acidente envolvendo um
pedestre. Se quiser passar pela calçada desmonte e leve a bicicleta andando.
Dessa forma o ciclista passa a ter os mesmos direitos e deveres dos pedestres”,
diz o presidente da Sbot, Marco Antônio Percope.
Dados da Companhia de
Engenharia de Tráfego de São Paulo revelaram que o número ciclistas mortos no
trânsito se manteve estável nos últimos cinco anos. “Não existem estatísticas
nacionais, mas a Sbot estima que no país este número deva estar em torno de 500
mortes anuais”, diz o coordenador nacional da campanha, Wagner Nogueira da
Silva.
Silva diz que quem
sobrevive ao acidente muitas vezes passa a conviver com sequelas. “Muitas
[sequelas] impedem a volta ao trabalho e também a execução de tarefas básicas
do dia a dia”.
O material
informativo ainda ressalta que o ciclista deve dirigir sempre com cuidado,
prestando atenção aos veículos maiores. “Sinalize sempre os movimentos. Não
ande em corredor para ônibus. Opte por ciclovias e ruas menos movimentadas e
haja como determina o Código Brasileiro de Trânsito”, alerta Silva.
O secretário-geral da
Sbot, André Pedrinelli, acrescenta que o ciclista precisa ver e ser visto, usar
roupas claras e chamativas ou coletes reflexivos, usar farol dianteiro e
refletores laterais. “A bicicleta é um veículo e como tal deve se comportar”.
Manual do Ciclista
Pensando na segurança
do ciclista, no dia 22 de setembro, o ministério das Cidades lançou a Cartilha
do Ciclista, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as
diferentes vias que compõem a rede cicloviária da cidade e regras de circulação
e segurança.
A cartilha está
disponível na página do Ministério das Cidades na internet.