PÁGINAS

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Manhuaçu é representada no 15ª Conferência Nacional de Saúde


A 15ª Conferência Nacional de Saúde, coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, realizada, na semana passada, em Brasília (DF) terminou a aprovação de oito diretrizes, 40 proposições e 27 moções resultantes das discussões em 28 grupos de trabalho, dos quais participaram usuários, gestores, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, e representantes de Prestadores de Serviço como é o caso de Sulamita Heringer Bernardino, do Hospital César Leite em Manhuaçu.

Segundo ela, os produtos desta conferência “são documentos de gestão e do controle social para o funcionamento do SUS nos próximos quatro anos, e o relatório final, aprovado em plenária, será entregue aos gestores da Saúde na União, Estados e Municípios para monitoramento pelos conselhos de saúde, que promovem reuniões mensais.

Para Ederson Alves da Silva, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, a 15ª CNS foi tão importante quanto a 8ª Conferência, em 1986, ocasião em que foram desenhadas as diretrizes que criaram o SUS, ratificadas na Constituição de 1988.

No último dia da Conferencia, a Presidenta Dilma Rousseff, fez sua segunda aparição pública após autorização de impeachment. “Estamos juntos nessa luta, que vai nos exigir muito diálogo e trabalho. Até 2018, eu e meu governo seremos incansáveis na tarefa de construir saúde de qualidade para cuidar bem dos brasileiros”, garantiu a presidenta, acompanhada pelos ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Casa Civil, Jaques Wagner, diante de 6,5 mil participantes da 15ª Conferência Nacional de Saúde que lotaram o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), nesta sexta-feira (04).
Além de Sulamita Heringer Bernardino (Representante dos Prestadores de Serviços em Saúde – HCL), a região esteve representada com os conselheiros de saúde de Manhuaçu: Fernando Rocha - Trabalhador de Saúde; Gleisa Otoni - Representante dos Usuários; e Fátima Mayrinck - Representante da Gestão Municipal.











Carlos Henrique Cruz